1. O que é a Pleez?

É uma startup 100% portuguesa que desenvolveu a solução digital para a restauração e hotelaria. A Pleez disponibiliza um software inovador que permite aos clientes explorar o menu, fazer pedidos e pagar a partir do seu próprio telemóvel no restaurante.

É sobretudo uma ferramenta que contribui para o bem-estar dos funcionários e para a satisfação do cliente e, cujo principal objetivo é otimizar a recolha de pedidos, passando a ser um processo simples e imediato, que reduz a margem para erros como esquecimento ou confusão.

2. Tenho de descarregar a Pleez na AppStore/Google Play?

Não. Com a conveniência e rapidez do serviço em mente, a plataforma Pleez é acessível a partir de qualquer motor de pesquisa no telemóvel, sem ter de descarregar uma app.

3. É preciso ler um QR Code para aceder ao menu?

Não. A maioria dos telemóveis tem a funcionalidade de leitura de QR Code integrada, mas a Pleez disponibiliza um link alternativo para quem não tem.

4. Vão aparecer outros restaurantes quando o cliente acede ao menu digital?

Não. O endereço do site e o código de mesa fornecidos são exclusivos do seu restaurante.

5. Posso personalizar o menu digital do meu restaurante?

Sim. A Pleez irá moldar-se às necessidades do seu restaurante. Algumas das configurações que pode fazer:
– Sem limite de artigos;
– Descrição do artigo;
– Informação sobre alergénios;
– Secção para especialidades, pratos do dia e promoções;
– Vários menus por localização
– Atualizar o menu sempre que quiser no backoffice.

6. Como é que a cozinha é notificada dos pedidos?

Através de um tablet central instalado junto ao POS que recolhe a tempo real todos os pedidos realizados no restaurante, com respectiva identificação da mesa, para serem validados pelo funcionário. Estamos a trabalhar ativamente para uma integração com sistemas de POS.

7. A Pleez substitui ou integra com o meu sistema de POS atual?

Não. A Pleez é uma ferramenta complementar aos POS que se foca na recolha simples e imediata dos pedidos, sem necessidade de esperar pelo funcionário. No entanto, a nossa equipa está a trabalhar ativamente para essa integração.

8. Como são feitos os pagamentos através da Pleez? É seguro? É possível incluir gratificação?

O cliente escolhe o método de pagamento entre Visa, Mastercard ou MbWay. Pode incluir NIF e gratificação. O valor é diretamente depositado na conta do restaurante, já com os respetivos descontos das taxas de transaçãoe. É um pagamento seguro, processado pela SIBS e Stripe, entidades gestoras de pagamentos.
Pagamentos efetuados através da Pleez, eliminam a necessidade de contactar com dinheiro ou TPAs, superfícies com risco de contágio.

9. Alguns dos meus clientes preferem pagar em dinheiro, isso é possível com a Pleez?

Sim. O restaurante pode optar por manter os métodos de pagamento habituais.

10. Como verifico se os pagamentos já foram efetuados?

Assim que o cliente confirmar o pagamento, recebe uma notificação no tablet central que aguarda aprovação por parte de um funcionário. O histórico de pagamentos pode ser consultado a qualquer altura no tablet central ou no backoffice de gestão do restaurante.

11. Como é que o meu cliente recebe a fatura?

Após aprovação do pagamento e respetivo registo no POS, o funcionário poderá emitir a fatura e entregar ao cliente.

12. Há taxas de processamento dos pagamentos?

Sim, sendo que pode optar por ser paga pelo hotel/restaurante ou cobrar ao cliente final.
As taxas que temos em vigor são:

– MbWay: 0.07€ + 0.8% por transação
– Cartão de credito/debito nacional: 0.25€ +1.5% por transação

13. O backoffice é acessível a partir de qualquer computador/tablet/telemóvel?

Sim. A plataforma de backoffice de gestão do restaurante é acessível a partir de qualquer dispositivo em qualquer sistema operador. Dá acesso à configuração do menu digital, aos relatórios de consumo, histórico de pagamentos, métricas de feedback do restaurante, etc.

14. E se o meu cliente não tiver smartphone?

Para os clientes que não têm smartphone, disponibilizamos o serviço de Tablet de Mesa. A Pleez sugere que, durante a pandemia, os restaurantes façam o aluguer de tablets de mesa back-up equipados com o nosso software e, que no futuro, os possam disponibilizar a qualquer momento nas mesas.

15. É possível os meus clientes levantarem os pedidos ao balcão?

Sim. A Pleez quer moldar-se às necessidades do seu negócio. Esta é uma das funcionalidades em desenvolvimento que poderá requisitar no momento da adesão ou mais tarde.

16. Que equipamentos vão ter de instalar?

Os equipamentos necessários instalar para o funcionamento da Pleez no seu restaurante são um tablet central e códigos de mesa de acesso aos menus.

17. Tenho mais do que um POS no meu restaurante, é oferecido um tablet central para cada um?

Não. É oferecido um tablet central por restaurante, sendo possível alugar mais por 14.5€/mês.

18. Posso usar os meus equipamentos e alugar apenas os sistema software?

Sim, mas deve ser previamente esclarecido com a nossa equipa comercial para garantir que existe compatibilidade com o software.

19. Em que medida é que a Pleez pode ajudar na recuperação do meu restaurante na retoma?

A pandemia provocou alterações disruptivas na indústria que obrigam à necessidade de adaptação. A prioridade passa a ser a conquista da confiança dos consumidores.
As medidas de Segurança & Higienização são hoje mais importantes que nunca, sendo consideradas por muitos o principal fator de escolha dos clientes nesta fase.

A Pleez vai de encontro às exigências da DGS e às recomendações de boas práticas da AHRESP:
– Viabiliza o distanciamento entre staff e clientes;
– Evita a formação de filas de espera para fazer o pedido;
– Disponibiliza ementa online, acessível em smartphone através de código de mesa em moldura facilmente higienizável;
– Elimina a necessidade de contacto com outras superfícies com risco de contágio como dinheiro e TPA’s, através de pagamentos contactless na plataforma online.

20. A Pleez é uma solução a longo prazo?

Sim. A evolução da tecnologia tem vindo a moldar o desenvolvimento de todos os setores e a restauração não é excepção. Com as reservas e os pedidos de take-away online já totalmente integrados, estamos certos de que o futuro da restauração passa agora pela digitalização dos pedidos dentro do restaurante.

Os consumidores estão a mudar e esperam cada vez mais experiências autênticas e convenientes. Na era digital, o serviço rápido e personalizado passou a ser um dos principais fatores para a escolha do restaurante. Surgiram também novos hábitos de consumo e preocupações que influenciam essa escolha como o valor nutricional dos alimentos e a sustentabilidade do planeta.

Mas para atingir a excelência exigida pelos clientes, é fundamental que se consiga uma agilização da gestão dos processos internos do negócio. Acesso a métricas de consumo, atividade da equipa, avaliação do cliente, etc, num só lugar permite perceber quais são as novas tendências e em que sentido devem ser feitos ajustes na gestão do restaurante. Sendo ainda muito importante promover o bem-estar dos funcionários, reduzir o cansaço e a margem para erros.

21. Como são feitos os pagamentos à Pleez?

Mensalmente por débito direto.

22. Há período experimental para os vossos serviços?

Sim. Assim que é feita a instalação, o restaurante pode usufruir de 60 dias sem compromisso.

23. Há período de fidelização para aderir aos vossos serviços?

Sim, a Pleez oferece um período experimental de 60 dias. Após os 60 dias, a fidelização é de 10 meses.

24. Os relatórios gerados pela Pleez são enviados no fim do mês ou posso ir consultando a atividade?

Os relatórios de atividade são gerados a tempo real e podem ser consultados a qualquer momento a partir do backoffice.

25. Quais são os benefícios para o meu restaurante? E para os clientes?

Na ótica do restaurante:

– Sem investimento inicial
– Conquista a confiança dos clientes ao adoptar medidas de segurança
– Serviço mais rápido gera maior rotatividade das mesas
– A conveniência de pedir no telemóvel promove o consumo espontâneo
– Acompanha a concorrência na digitalização do restaurante
– Restaurante ecológico ao eliminar a emissão de papel em ementas físicas
– Menu 100% customizável que pode atualizar a qualquer momento
– Bem-estar dos funcionários
– Acesso a métricas de negócio como volume de pedidos, transações ou feedback do serviço

Na ótica do cliente:

– Experiência inovadora num espaço seguro
– Controlo para consultar o menu e fazer pedidos sempre que quiser
– Tempos de espera significativamente reduzidos
– Sem filas para pedir ou para pagar
– Pagamentos seguros no telemóvel, sem necessidade de ter dinheiro físico ou cartão consigo

26. A Pleez está disponível em quantos idiomas? Quais?

Moldado às necessidades do seu restaurante, a pleez pode estar disponível em todos os idiomas que requisitar.

27. Qual o investimento inicial?

Sem investimento inicial.

28. Os serviços da Pleez incluem formação dos funcionários?

Sim. Será feita a formação dos funcionários para tirarem o melhor partido possível das funcionalidades da Pleez.

29. Há uma linha de apoio?

Sim. A Pleez tem uma linha telefónica de apoio aberta das 9h às 20h em +351 932 901 831.
E uma linha de Whatsapp aberta para urgências das 8h às 24h em +351 932 901 831.

30. Como é feita a manutenção dos equipamentos?

No caso de existir uma avaria ou estrago em qualquer equipamento, a Pleez fará os melhores esforços para providenciar, gratuitamente, a sua reparação ou substituição com a maior brevidade possível.

Hotéis

1. A Pleez também serve hotéis?

Sim, os serviços da Pleez aplicam-se a qualquer estabelecimento de Food&Beverage (Restaurantes, Bares, Pastelarias, Cafés, Quiosques e Hotéis).

2. É possível integrar o serviço de Room Service com a Pleez?

Sim. Para hotéis, hostels e alojamentos, disponibilizamos o serviço de Room Service com a possibilidade de encaminhar a fatura para a conta do quarto.

3. É possível disponibilizar take-away do restaurante/bar para os hóspedes do hotel?

Sim, disponibilizamos o serviço de Take-away com a possibilidade de encaminhar a fatura para a conta do quarto.

4. É possível ter diferentes menus para diferentes secções do hotel?

Sim. Um hotel pode disponibilizar os serviços da Pleez para os seus hóspedes em todos os restaurantes e bares e mostrar diferentes menus em cada um, considerando que cada espaço será cobrado individualmente com preço de grupo.